13 de junho de 2010

Roberto Carlos - Família

Soberano
A família, os amores, os amigos e a fé do Rei

Dono de um carisma incomum, que só ocorre com pessoas iluminadas, Roberto Carlos tem uma vida de sucesso ao mesmo tempo em que enfrenta grandes dramas como o acidente na infância, o problema de visão do filho e as mortes de Nice e de Maria Rita, suas ex-mulheres.

Durante os próximos dias, vamos ver as matérias publicadas na Revista Contigo! em homenagem aos 50 anos de música de Roberto Carlos...

O gosto pela música nasceu dentro de casa

No dia 19 de abril de 1941, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, serviu de berço para o nascimento do homem que viria a ser o maior astro da música popular brasileira, Roberto Carlos Braga. Filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira, Zunga, como foi apelidado, é o caçula de quatro irmãos - Lauro Roberto, Carlos Alberto e Norma.

Ainda criança, Roberto já manifestava interesse pela música. Foi com a mãe que teve as primeiras aulas de violão e piano. Mais tarde, continuou os estudos no Conservatório Musical de Cachoeiro. Aos 9 anos, teve sua primeira oportunidade para se apresentar em público, num programa infantil da Rádio Cachoeiro e fez bonito. Estava dada a partida rumo ao sucesso.

Aos 10 anos de idade, porém, um acidente quase pôs fim à promissora carreira. Ele foi atropelado por um trem em sua cidade natal e teve parte da perna amputada. Até hoje ele usa uma prótese, mas evita falar no assunto. Roberto sempre manteve sua vida pessoal afastada dos holofotes e nunca permitiu a exposição dos filhos. Ao se casar com Nice, assumiu a paternidade de Ana Paula e teve Segundinho e Luciana. Em 1991, reconheceu Rafael Torres como seu herdeiro.

:: Quando Roberto nasceu, a família Braga morava numa casa modesta, de três quartos, no alto de uma ladeira, no bairro Recanto.

:: Ele sempre foi uma criança alegre, que gostava de andar de bicicleta, empinar pipa e jogar futebol com os amigos.

:: Outra de suas atividades preferidas era tomar banho nas águas do Rio Itapemirim, onde ia acompanhado dos irmãos e do pai, com quem aprendeu a pescar, hábito que manteve quando adulto.

:: Quando criança, o Rei tinha adoração por sua única irmã, e foi nessa época que ele a apelidou carinhosamente de Norminha.

:: Desde muito pequeno, Roberto passava horas ouvindo rádio e já demonstrava um enorme interesse musical.

:: Aos 6 anos, foi matriculado no colégio de freiras Jesus Cristo Rei. Anos mais tarde, já na época da Jovem Guarda, sua segunda professora do Cristo Rei, Irmã Fausta, lhe deu o medalhão que ele usou pendurado no pescoço durante muitos anos.

:: Roberto era fã de Bob Nelson, um artista brasileiro que se vestia de caubói e cantava músicas country em português.

:: Todas as vezes que o Rei ia cantar na rádio local, em Itapemirim, sua mãe, dona Laura, fazia questão de arrumar o filho com roupas feitas por ela mesma.

:: O prêmio por ter vencido o concurso infantil na Rádio Cachoeiro foi um punhado de balas. Mas, depois de sua vitória, tornou-se presença assídua durante todos os domingos no programa.

:: Em janeiro de 1955, o adolescente Roberto Carlos não escondia sua vontade de alcançar o sucesso, tentar a vida na cidade grande e alçar voos maiores. Foi quando ele foi passar férias em Niterói (RJ), na casa de sua tia Jovina, já com o intuito de participar de alguns programas de rádio que davam oportunidades para novos cantores. Com a aprovação e o incentivo de seus pais, ele acabou se mudando para lá.

:: Homenageou a mãe - a maior incentivadora de sua carreira - ao compor Lady Laura, em 1978.

:: Seu pai, Robertino, foi quem lhe deu o primeiro violão, aos 17 anos, no qual Roberto compôs muitos sucessos. Ele faleceu em janeiro de 1980, aos 83 anos. Em homenagem ao pai, Roberto compôs a música Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo em 1979.

:: Em 1991, o cantor reconheceu a paternidade de Rafael Torres Braga, já com 25 na época, filho de Roberto com a fã Maria Lucila, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

:: O acidente que sofreu na infância foi tema de diversas composições do cantor, como na música O Divã (1972).

:: O cantor homenageou a pacata cidade onde nasceu ao gravar a música Meu Pequeno Cachoeiro, composta por Raul Sampaio.

:: O Rei sempre fez questão de participar da educação dos filhos e até hoje, quando procurado por eles, assume a função de conselheiro sentimental.

:: De acordo com Segundinho, Roberto, como avô, é muito mais liberal do que como pai. Roberto Carlos tem quatro netos.

- Revista Contigo!

4 comentários:

  1. Amei este blog, aki te sigo aki te leio sempre!
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  2. Dios te ayudara con el dolor, pero siempre estara espiritualmente contigo, aunque duele su ausencia fisica. Ecuador (San Jose-California)

    ResponderExcluir
  3. sou um pai de familia e roberto mora no quarto esquerdo do meu coração um compaheiro de grandes emoções meu sonho é um dia econtrar com ele e diser voce é um estrumento de deus para aliviar os corações nem que for no séus abraço meu amigo joão alemão de são simão sp meu imail:jalocasom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. LINDIMARIO DIAS CUNHA20 de junho de 2010 às 19:27

    ROBERTO, VOCE E TUDO, VOCE E A LUZ, QUE INLUMINA OS CORAÇOES, APAIXONADOS. VOCE E UM SER CAPAZ,DE TOCAR EM CADA PESSOA, COM SUAS MUSICAS, QUE FALA DE AMOR, DE PAZ, DE ESPERANÇA, DE FE, E DE SOLIDARIEDADE. AINDA BEM QUE VOCE E BRASILEIRO. UM FORTE ABRAÇO. LINDIMARIO DIAS CUNHA.

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem.

Compartilhe com seus amigos!

Related Posts with Thumbnails